Vestibular Unicamp 2018 – Concorrência

0
  

Vestibular registra número record de inscritos. Medicina é o curso mais concorrido.

Para quem já conseguiu se inscrever no Vestibular 2018 da Unicamp (Universidade Estadual de Campinas), um dado importante para prestar muita atenção: a concorrência aumentou!

Isto é, existe um número maior de candidatos para as vagas oferecidas pela universidade, além disso, os locais para realização das provas foram ampliados, facilitando a vida do candidato que deveria se locomover e agora não precisa mais.

Maior e mais Disputado

A Unicamp (Universidade Estadual de Campinas) sempre teve um dos vestibulares mais disputados em âmbito nacional, para 2018 não será diferente, serão 83.779 candidatos para 3.340 vagas a serem cursadas em 70 cursos distribuídos nas cidades de Campinas, Piracicaba e Limeira.

Independente do acréscimo natural ano a ano em boa parte pela reputação da Unicamp, a universidade justifica os mais de 83 mil escritos a dois fatores fundamentais:

1. Ampliação dos locais para realização das provas, com a inclusão das cidades de Valinhos e Indaiatuba (no interior de São Paulo), além das capitais Fortaleza (no estado de Ceará) e Belo Horizonte (no estado de Minas Gerais), isto amplia as possibilidades de alunos em outras regiões a terem acesso a Unicamp (Universidade Estadual de Campinas), sem precisar se locomover até o polo que pretende cursar. Com isto, as provas são realizadas em 31 cidades do estado de São Paulo, incluindo a capital federal Brasília na lista.

2. A Unicamp isentou um número recorde de inscrições este ano, totalizando 8.650 de vestibulandos que não pagaram nada para concorrer as suas vagas, ampliando ainda mais o acesso e a disputa pelos cursos oferecidos. O aumento real foi de 10.281 participantes com relação a 2016. De forma simples, podemos demonstrar que se em 2016 contávamos com cerca de 77 mil candidatos, este ano teremos mais de 83 mil.

Da graduação mais disputada e menos preferida




Tradicionalmente o curso de Medicina permanece como o mais concorrido em todos os anos e neste ano não será diferente, o vestibular de 2018 promete contar com 279 candidatos por vaga oferecida.

Depois temos os cursos de Arquitetura e Urbanismo, com 97,6 candidatos por cada vaga oferecida, seguido por Ciências Biológicas com 51,8 candidatos por vaga.

Se formos enumerar as dez graduações mais disputadas, teríamos ainda a graduação de Comunicação Social com 48,5 candidatos por cada vaga oferecida. Engenharia Química com 34,8 candidatos por cada vaga do curso, Odontologia já com uma diferença pequena de 32,1 candidatos por cada vaga sobre o imediatamente superior, História com uma diferença menor ainda de 31,8, Engenharia Civil com 31,7 candidatos por vagas, Engenharia de Produção com 31,6 e por fim Artes Cênicas com 31,5 candidatos por cada vaga oferecida.

Locais e Datas das provas

A Unicamp disponibiliza as provas divididas em duas etapas, a primeira a ser feita em 19 de Novembro deste ano, se compõe somente de questões discursivas, o candidato que tem sucesso nesta etapa será chamado para a segunda e última, com provas entre os dias 14 e 16 de Janeiro de 2018, aonde haverá uma redação e questões discursivas envolvidas.

É importante salientar que determinadas graduações contam com o chamado THE ou para os não entendidos, Testes de Habilidades Específicas, eles serão aplicados nos meses de Setembro, Outubro de 2016 e Janeiro de 2018 e estão presentes nas graduações de Artes Cênicas, Música, Artes Visuais, Dança e Arquitetura e Urbanismo.

O candidato que conseguir vencer todas estas etapas e provas terá sua feliz convocação publicada em lista no dia 8 de Fevereiro de 2018, sendo que a Unicamp (Universidade Estadual de Campinas) reserva o prazo até o mês de Março do ano que vem para a totalidade das chamadas de todas as convocações de seus cursos.

Carlos B.






Deixe uma resposta