Vestibular UFMA 2018 – Bônus nas Notas do Enem

2
  

Candidatos que participarem do ENEM terão bônus em suas notas para o Vestibular UFMA 2018.

A cada ano que passa, o número de pessoas que se inscrevem para realizar o Exame Nacional do Ensino Médio aumenta de forma considerável, entre os inscritos se encontra como maioria, estudantes do ensino médio, mas também jovens e adultos.

Esse aumento do número de inscritos no Enem é um reflexo de uma importante mudança que vem ocorrendo em nossa sociedade. As pessoas estão se dando conta do quanto estudar e obter uma formação de nível superior pode mudar as suas realidades e consequentemente a realidade do país.

O Enem é um grande facilitador para a entrada em cursos universitários. Afinal, quase 90% das instituições de ensino superior do país oferecem a possibilidade de se usar notas obtidas em suas edições, sendo que algumas universidades usam apenas a nota do exame como critério de avaliação aprovação de seus candidatos.

Além disso, a nota obtida no Enem pode ser usada em diversos programas que o governo federal criou para facilitar o ingresso desses estudantes em cursos universitários de instituições privadas e públicas, como o PROUNI e o SISU.

E para estudantes do estado do Maranhão que desejam se ingressar em cursos da UFMA, que é a Universidade Federal do Maranhão, a instituição anunciou uma novidade para o ano de 2018.

Os estudantes que se inscreverem para o vestibular da UFMA e que tiverem realizado o Enem terão 20% de acréscimo na nota obtida no exame. A medida é válida tanto para estudantes da rede pública de ensino quanto para estudantes da rede privada.




O motivo da novidade se deve ao fato de que ocorreu na instituição a implantação de uma política educacional nova, que recebeu aprovação unânime do Consepe, que é o Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão da universidade. A proposta foi aprovada na última segunda-feira, dia 09 do mês de outubro, e deve ser enviada para a Pró-Reitoria da área de Gestão e Finanças, a PROGF, para que sejam definidas algumas questões administrativas antes que a resolução seja oficialmente publicada.

De acordo com a medida serão contemplados alunos que já tenham passado pelo 9º ano do ensino de nível fundamental, além de todo o ensino médio, realizados em escolas que pertencem a rede pública ou a rede privada de ensino do estado do Maranhão. Esses estudantes devem optar por um dos cursos de graduação que são oferecidos em campus que pertencem a UFMA.

A implantação dessa proposta visa promover a diminuição da exclusão de estudantes do estado do Maranhão no SISU, que é o Sistema de Seleção Unificada. Uma vez que verificou-se que o número de alunos maranhenses aprovados no SISU é bem moderado se comparado a alunos que vêm de outros estados brasileiros, que acabam evadindo-se com a passagem dos primeiros períodos dos cursos de graduação.

Assim, aumentam-se as chances de estudantes maranhenses conseguirem vagas na universidade e poderem permanecer no curso até a sua graduação, evitando que as vagas sejam ocupadas por estudantes de outros estados, que por diversas razões possam acabar por abandonar seus cursos em períodos que não há mais possibilidade de convocar os excedentes.

Embora a medida de bônus para residentes do estado do Maranhão seja uma novidade na UFMA, essa medida vem sendo utilizada por outras instituições do país, como é o caso da Universidade Federal do Paraná, Universidade Federal de Alagoas, Universidade Federal do Amazonas, Universidade Federal do Pernambuco, Universidade Federal do Rio Grande do Norte e também na Unipampa, que é a Fundação Universidade Federal do Pampa.

A expectativa da universidade é que o sistema seja aprovado e passa a ser válido a partir do ano de 2018. Nesse sentido, se você é um estudante maranhense e deseja entrar para a UFMA, procure fazer um bom Enem, obtendo uma boa nota, que possa ser aumentada em mais 20%, o que representa mais chance de conquistar uma vaga.

Sirlene Montes






2 Comentários

  1. UFMA ou UFMG? leiam bem o artigo, acho que teve um erro de digitação

Deixe uma resposta