Sisu 2018 – Matrícula dos Aprovados

0
  

Matrículas devem ser realizadas até o dia 7 de fevereiro de 2018.

A cada ano que passa as pessoas, principalmente os jovens, se conscientizam mais sobre a importância de possuir uma formação universitária. Pensando nisso, todos os anos milhares de estudantes realizam o Enem, que é o Exame Nacional do Ensino Médio, para assim tentarem conquistar a tão sonhada vaga em universidades de todo o país. E uma das formas para se conquistar esse lugar é por meio dos programas do governo federal, um deles o Sisu, que é o Sistema de Seleção Unificada.

Desse modo, para quem já se inscreveu na 1ª edição do Sisu de 2018, os resultados já foram divulgados e os candidatos já foram convocados para a sua primeira chamada. A divulgação se deu na última segunda-feira, dia 29 de janeiro.

Os estudantes que foram convocados terão como prazo para realização de suas matrículas nas universidades em que foram selecionados, entre os dias 30 de janeiro e 07 do mês de fevereiro.

Quem não realizar a matrícula dentro deste prazo perderá a sua vaga. Para que não aconteça nenhum contratempo que atrapalhe este processo é recomendável que o candidato selecionado verifique com a Instituição de Ensino Superior em questão os documentos que serão necessários para a realização da matrícula. Também é importante conferir os horários e locais que a universidade dispõe para a realização das matrículas.

Se você se inscreveu no Sistema de Seleção Unificada do governo federal e ainda não verificou a lista com o resultado final, basta acessar o site http://sisu.mec.gov.br/.

As universidades que fazem parte do programa também possuem a lista com os candidatos selecionados para seus cursos. Além disso, o Ministério da Educação (MEC) também disponibiliza um telefone de uma central de atendimento disponível para informar os candidatos do sistema, para isso basta ligar para o 0800-616161.

Se você se inscreveu e não foi convocado para a primeira chamada, você ainda poderá contar com mais uma chance. Estamos falando da Lista de Espera.

Nesse sentido, a lista de espera é para aqueles candidatos que não conseguiram ser selecionados em nenhuma das opções de curso, que são duas para a chamada regular ou para aqueles candidatos que foram convocados para a segunda opção de curso.




Se o candidato quiser tentar ele deve acessar seu boletim de notas no período entre os dias 29 do mês de janeiro e 07 do mês de fevereiro e dar um clique na guia em que é descrita como "confirmação de interesse em participar da lista de espera".

Assim, o sistema realizará a emissão de notificação que avisará que a solicitação realizada foi bem sucedida.

As próprias universidades se encarregarão de divulgar os resultados. A previsão é de que essa divulgação seja realizada a partir do dia 09 do mês de fevereiro.

É importante que estes candidatos estejam atentos à esse tipo de divulgação por parte das instituições, já que estes resultados não serão divulgados pelo site do Sistema de Seleção Unificada, o Sisu. As universidades que irão convocar esses candidatos. Por isso, fique atualizado em relação às convocações.

Veja abaixo as datas do Calendário do Sisu de 2018:

– Realização de matrículas dos convocados para a 1ª chamada: entre os dias 30 do mês de janeiro e 7 do mês de fevereiro;

– Declaração de interesse na lista de espera: entre os dias 02 do mês de fevereiro e 07 do mesmo mês.

– Resultado final da lista de espera: previsto para ser divulgado a partir do dia 09 do mês de fevereiro.

Nesse sentido, se você se inscreveu fique atento às datas e divulgações de resultados. Não deixe de conferir a sua situação e se caso tenha sido selecionado, não perca essa excelente oportunidade de realizar um curso superior nas melhores universidades do país.

Sirlene Montes






Deixe uma resposta