Sisu 2018 – Inscrições Janeiro de 2018

0
  

As inscrições para o Sisu 2018 serão abertas em 29 de janeiro e terminam em 1º de fevereiro de 2018.

A grande maioria das pessoas sabe da importância de se ter um curso de graduação nos dias atuais. Visto que este tipo de formação acadêmica é a porta de entrada para o mercado de trabalho que está cada vez mais competitivo e também povoado por indivíduos cada vez mais competentes e com outros tipos de formação. Se você faz parte do grupo de pessoas que está tentando entrar em alguma instituição de ensino superior, saiba que o Ministério da Educação divulgou há pouco tempo que as inscrições no Sistema de Seleção Unificada, o Sisu, para o próximo ano começam no dia 29 de janeiro de 2018.

Saiba agora todas as informações a respeito desse processo seletivo.

Considerado um dos mais importantes processos de admissão para as instituições superiores de todo território nacional, o Sistema de Seleção Unificada, Sisu, é um sistema seletivo criado há cerca de 7 anos pelo Ministério da Educação, o MEC.

Ele funciona da seguinte forma, as pessoas de todo o Brasil devem realizar a edição mais recente do Exame Nacional do Ensino Médio, o ENEM, após a divulgação das notas, o estudante deve fazer o seu cadastro no SISU. E durante alguns dias, ele vai colocando a sua nota final do ENEM no site do Sistema de Seleção Unificada, escolhendo a faculdade e o curso acadêmico. Dentre os dias que o sistema fica no ar, o Sisu vai informando se o candidato está aprovado ou não.

Hoje em dia ele é considerado um dos maiores “vestibulares” do Brasil. Lembrando que os estudantes podem “jogar” suas notas quantas vezes quiserem em diferentes instituições de ensino até para ter um parâmetro. Entretanto, o sistema do Sisu é atualizado uma vez ao dia, geralmente no período da manhã.




Desde a sua fundação no Brasil, o Sisu já garantiu milhares de vagas para muitos estudantes brasileiros. Ele foi criado com a intenção que a competição fosse mais justa. Já que anteriormente, a concorrência nos vestibulares era muito região por região. Com a criação do Sistema de Seleção Unificada a competição se tornou a nível nacional e também proporciona que estudantes de qualquer lugar do país possam tentar uma vaga em uma universidade de qualquer lugar do Brasil, sem ter que sair de casa. Fato que, por exemplo, não acontecia com o tradicional vestibular. Pois, os estudantes precisam ir até a cidade sede da universidade em que desejavam estudar para realizar a prova que fazia parte do processo seletivo.

Para a edição de 2018, do Sistema de Seleção Unificada, os estudantes precisam primeiramente acessar o seguinte endereço eletrônico: http://sisu.mec.gov.br, no período entre 29 de janeiro de 2018 e 1º de fevereiro de 2018, tempo em que as inscrições para o Sisu vão estar abertas. Após acessarem o sistema, os estudantes precisam se cadastrar. Para isso, eles precisam informar de forma correta os dados que são pedidos no site. Por exemplo, a nota do Enem de 2017, o número e senha usados no Exame Nacional do Ensino Médio e outros dados. Lembrando que só pode se cadastrar, as pessoas que não zeraram a redação do Enem do ano de 2017. Caso, você não tenha zerado, você vai poder se inscrever sem nenhum problema. O sistema possibilita que os candidatos possam se inscrever em até dois cursos superiores de forma simultânea.

Nos dias atuais, a maioria das faculdades brasileiras são adeptas ao Sistema de Seleção Unificada. Para a edição de 2018 do Sisu a estimativa é que mais de 100 instituições de ensino superior estejam inscritas no sistema, oferecendo assim mais de 200.000 vagas nos mais diferentes cursos de graduação.

Se você atende aos pré-requisitos, não perca o período de inscrição e realize de forma correta o seu cadastro no site do Sisu.

Por Isabela Castro






Deixe uma resposta