Melhores Faculdades de Psicologia do Brasil

0
  

O MEC, juntamente com o INEP, divulgou uma lista das melhores faculdades para fazer o curso de Psicologia no Brasil. Confira as 10 melhores do ranking.

O Ministério da Educação (MEC), através do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), veio a público divulgar uma lista das melhores faculdades para fazer o curso de Psicologia no país.

A posição de cada graduação se baseia no Conceito Preliminar de Curso (CPC), um método de avaliação que permite analisar a qualidade da graduação através de oito componentes. O método é organizado em três dimensões.

De acordo com dados divulgados pelo Inep, os melhores cursos do país estão divididos em notas no Conceito Preliminar de Curso, o CPC. As notas variam de 0 a 5 e para ser considerado um dos melhores, o curso deve ter o CPC continuo de 3,945 a 5.

Segundo análise do Ministério da Educação, as faculdades com os melhores cursos de psicologia do país estão entre as 195 melhores Universidades.

Conheça as 10 melhores faculdades para cursar Psicologia no Brasil, em ordem decrescente.

10° posição: Universidade Federal Fluminense (UFF)

A Universidade Federal Fluminense, que surgiu na disputa, aparece com nota 3,70 no Enade. O curso de bacharelado em Psicologia é realizado no campus da instituição, localizado em Niterói, no estado do Rio de Janeiro.

9° posição: Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)

A universidade Federal de Pernambuco também segue na lista de melhores cursos de Psicologia do país. Com a nota no Enade de 3,64, a UFPE permanece na disputa. Segundo dados divulgados pelo MEC, a universidade e a única representante do nordeste do país.

8° posição: Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)

A Universidade Federal de Santa Catarina é a representante do Sul e uma das mais concorridas do Brasil.

7° posição: Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP)

A Universidade Estadual Paulista está na lista, como o sétimo melhor curso de graduação do país. O curso na instituição é oferecido nos campi de Bauru e Assis.

6° posição: Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)




A UFRGS ocupa o 6° colocação na lista de melhores do Brasil. A UFRGS é uma das mais concorridas do Sul, com o melhor curso de Psicologia. A Universidade teve nota 3,91 no Enade.

5° posição: Universidade de Brasília (UNB)

No Centro – Oeste do país, quem se destaca no curso de melhor graduação de Psicologia é a Universidade de Brasília. A Universidade teve nota 3,97 no Enade.

4° posição: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUCSP)

A PUC-SP apareceu em quarta posição no ranking de melhores do país. A instituição privada é considerada uma das melhores do Sudeste para a formação de Psicólogos. Com o curso disponível no Campus Perdizes, na capital paulista, a universidade ganhou nota 3,51 no Enade.

3° posição: Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)

Em terceira posição da lista de melhores cursos de psicologia do país está a UFMG. Com a popularidade, todos os anos, a UFMG recebe inscrições de todos os lugares do Brasil. Já no Enade, a Universidade Federal de Minas Gerais ficou com 3,86.

2° posição: Universidade de São Paulo (USP)

Em segundo lugar, a Universidade de São Paulo ganha destaque. O curso de Psicologia da USP é um dos mais concorridos no vestibular da Fuvest. Com o destaque entre as universidades, o curso possui uma grande concorrência entre os candidatos.

1° posição: Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)

Em primeiro lugar e líder no Brasil, a Universidade Federal do Rio de Janeiro possui o melhor curso de graduação em Psicologia no país. Segundo critérios do Ministério da Educação, a UFRJ possui uma ótima avaliação em qualidade de ensino, corpo docente e mercado de trabalho.

Curso de Psicologia

A profissão de psicólogo possui uma vasta possibilidade de sucesso na carreira. Após a conclusão de curso, o profissional pode atuar em diversas categorias como: atendimento a pacientes em consultórios, públicos e privados; criação de projetos educacionais; seleção de funcionários e demais atividades que o envolva ao mercado de trabalho.

Por Cassiany de Paula






Deixe uma resposta