Informações sobre a profissão de Bibliotecário



  

Já pensou em se tornar um Bibliotecário e ficar o dia inteiro em contato com livros? Se sim, fique atento, pois vamos dar algumas dicas valiosas a você que pretende seguir carreira como Bibliotecário. Mas saiba que você precisa gostar muito de estar em contato com livros, leitura e ambiente silencioso.

Mas, o que faz um Bibliotecário? Ele é o profissional que organiza o acervo de bibliotecas. Para tanto, ele precisa conhecer muito bem onde fica cada livro e ser bastante organizado. Além disso, ajudar a manter os livros em ótimo estado é outro fator preponderante. Mas não é só isso, o bibliotecário também pode trabalhar no ramo de pesquisa ou elaborar recursos informacionais, ações educativas e projetos de informação digital.

Para ser um Bibliotecário é necessário ter curso em Biblioteconomia, o qual tem duração de 4 anos. As principais disciplinas do curso são: história da ciência e tecnologia; linguística e documentação; comunicação e expressão; sistemas e métodos; linguagens documentárias; geração e uso de base de dados; política de informação tecnológica industrial; gerenciamento em informação empresarial; indexação e resumo. Para exercer a profissão o graduado precisa registrar-se no Conselho Regional de Biblioteconomia (CRB).

As principais características de um bibliotecário são: proatividade, capacidade de observação e organização, detalhista, interesse por diferentes culturas, boa memória, capacidade para lidar com público e dinamismo.




As principais tarefas que um Bibliotecário desenvolve é analisar livros, revistas, documentos, fotos, filmes e vídeos. Realizar arquivamento, restaurar, encadernar e zelar por eles, manter banco de dados, organizar sites de informação, prestar consultoria e assessoria com as informações necessárias, recuperação de informações, entre outros.

O mercado de trabalho está em alta, haja vista a necessidade de pessoas no setor e grande parte das ofertas encontra-se no setor público, como é o caso da Biblioteca Nacional, no Rio de Janeiro. Já em São Paulo, a maior parte dos Bibliotecários trabalha em bibliotecas privadas. 

Por Luciana Viturino






Postar Comentário