Enem 2018 – Calendário de Provas e Inscrições

0
  

Confira aqui todos os detalhes da Agenda do Enem 2018.

O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) é uma prova coordenada pelo Ministério da Educação (MEC) do governo federal para que jovens e adultos possam ingressar em uma universidade pública gratuita.

O Enem acontece todo final de ano e, mesmo faltando muitos meses para a prova, estudantes de todo o Brasil já se preparam para o Exame em 2018. Muitas universidades particulares também aceitam a nota do Enem para o vestibular, contudo, a maior parte dos alunos tenta ingressar em uma universidade pública por ser instituições de qualidade e gratuitas.

A inscrição para o Enem vai começar ainda neste primeiro semestre, portanto, os estudantes devem ficar atentos com as datas e prazos. Para se inscrever é muito fácil, basta acessar o site oficial do Enem, informar todos os dados exigidos pela organização e aguardar a confirmação.

Inscrições Enem 2018

A previsão é que o edital do Enem 2018 saia no dia 21 de março de 2018, as inscrições estão previstas entre os dias 7 e 18 de maio de 2018 e as provas devem ser realizadas nos dias 4 e 11 de novembro, em dois domingos. Acesse o site oficial do Enem: http://enem.inep.gov.br.

No ato da inscrição, a organização pede alguns dados importantes para o aluno. Primeiramente o estudante deverá informar o seu CPF e data de nascimento. Após essas informações o estudante será direcionado para uma outra página para informar outros dados pessoais como endereço completo, número do RG, nome completo, nome da mãe e do pai, entre outros.

Importante também informar um e-mail válido e um número de telefone para um possível contato. Por fim, o estudante deverá criar uma senha para fazer o login no sistema sempre quando for necessário, como verificar confirmação da inscrição, imprimir cartão de confirmação, acessar resultado, dentre outras questões.




A senha criada para o Enem 2018 tem um padrão do sistema. O aluno deverá compor uma senha de 6 a 10 caracteres com distinção entre minúsculas e maiúsculas. Esta senha deverá ser guardada e memorizada, pois ela será usada também para outros programas caso seja necessário, como o Fies, o Sisu e o ProUni.

Provas Enem 2018

Até o ano de 2016 o Enem também mudou a aplicação para as provas. Antes as provas do Enem aconteciam em apenas um final de semana, normalmente em um sábado e domingo. Desde o ano passado, as provas são aplicadas em dois domingos consecutivos, para um melhor descanso e preparo dos alunos.

As provas possuem 180 questões no total e são dividas entre quatro provas de múltipla escolha, que são: Matemática, Linguagens e Códigos, Ciências Humanas e Ciências da Natureza, além da Redação, que entra já no primeiro dia de prova.

A aplicação e elaboração das provas, inclusive correção e resultados, é de responsabilidade do INEP, órgão vinculado ao Ministério da Educação. É importante o aluno ficar atento ao edital e ler todas as informações contidas neles para não ter dúvidas nos dias da aplicação.

Resultado Enem 2018

O resultado das provas do Enem 2018 normalmente é publicado no início do ano seguinte as provas, no mês de janeiro. Logo em seguida o programa Sistema de Seleção Unificado (Sisu) abre inscrições para que os alunos consigam visualizar a nota de corte do seu curso e usar as notas do Enem para ingressar em uma universidade pública.

Para consultar sua nota do Enem, o aluno pode acessar a página http://enem.inep.gov.br/participante e informe o CPF e a senha criada na inscrição do Enem. Caso tenha perdido a senha, o estudante pode resgatá-la clicando no botão “esqueci minha senha”. Os participantes terão acesso a nota de cada uma das quatro provas e da redação. Na edição de 2017 o tema da redação foi “Desafios para a formação educacional de surdos no Brasil”.

Por Carolina Costa






Deixe uma resposta