Data da Prova do Encceja 2017 é Alterada Novamente

0
  

Exame será aplicado no dia 19 de novembro de 2017.

Atenção. Se você se inscreveu para realizar o Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos, o Encceja Nacional do ano de 2017, fique atento às próximas informações, pois mais uma vez a data foi modificada pelo Inep.

Na última terça-feira dia 19 do mês de setembro, o Instituto Nacional de Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira realizou uma publicação no Diário Oficial da União de um documento que altera a data para realização do exame.

De acordo com o documento, as provas referentes ao Encceja serão aplicadas no dia 19 do mês de novembro. Já os horários de abertura dos portões e início do exame permanecem os mesmo anunciados na semana passada, em que também foram modificados em decorrência da diferença de horário em algumas localidades devido ao horário de verão.

A prova estava marcada para o dia 22 de outubro, mas precisou ser adiada para 19 de novembro, pois conforme informou o Inep, um atraso no documento de homologação da licitação foi o motivo desse adiamento, uma vez que não houve tempo suficiente para realizar a distribuição dos inscritos nos locais de realização de provas, seguindo o cronograma.

O Inep faz alterações no Encceja já pela 2ª vez este ano. A primeira foi no último mês de agosto, alegando problemas na área de logística, o que levou a uma retificação do calendário.

Até mesmo o Encceja PPL, que é para pessoas que estejam em regime prisional, teve sua data alterada também e está previsto para acontecer nos dias 21 e 22 do mês de novembro.

Para quem não conhece o Encceja, ele é um importante exame que possibilita a jovens e adultos que não tiveram condições de frequentar a escola, obter diploma de formação do ensino fundamental e de ensino médio.

O Encceja sempre existiu para fornecer o certificado de ensino fundamental, mas a partir deste ano também valerá para fornecer a certificação de ensino médio. Até o ano de 2016 essa certificação era possível de ser obtida através do Exame Nacional do Ensino Médio, o popular Enem.

Neste ano, se inscreveram para realizar o exame o total de 1.573.862 pessoas, sendo que desse total 301.583 devem realizar a prova para obter certificação de ensino fundamental e os restantes 1.272.279, devem realizar a prova visando à certificação de ensino médio.

O exame será realizado em 564 cidades distribuídas em todo o Brasil.

Na última semana o Inep divulgou os novos horários de abertura dos portões e início das provas. Essa modificação foi necessária, visto que a diferenças de horário entre algumas localidades era muito grande, podendo chegar a 3 horas, como no Acre, assim, os candidatos irão passar muito do horário ideal para realização das provas.

Veja abaixo o horário correto:




– Horários da manhã

– Os portões serão abertos às 8 da manhã e fechados às 8h: 45min.

– As provas terão início às 9 horas e se encerram às 13 horas.

– Horários da Tarde

– Os portões serão abertos às 14h:30min e o fechamento está previsto para 15h:15 min.

– As provas terão início às 15h:30min e se encerram às 20h:30min.

Se você se inscreveu para realizar o Encceja, fique atento a novas informações sobre o exame.

A recomendação é de que no dia da prova, os candidatos procurem chegar 30 minutos mais cedo que o horário de abertura dos portões, evitando eventuais atrasos.

O Exame será composto por 4 cadernos, cada um correspondendo a uma área de conhecimento.

Os conteúdos cobrados para Ensino Fundamental são: Artes, Português, Língua Estrangeira, Matemática, Geografia, História, Educação Física, Ciências Naturais e Redação.

Já os conteúdos de Ensino Médio são: Redação, Linguagens, Códigos e sua Tecnologias, Matemática e suas Tecnologias, Ciências da Natureza e suas Tecnologias e Ciências Humanas e suas Tecnologias.

Sirlene Montes






Deixe uma resposta