Vestibular UFSC 2018 – Inscrições Prorrogadas

0
  

Interessados podem se inscrever até o dia 9 de outubro de 2017.

Uma boa notícia para quem pretende começar o próximo ano estudando no Ensino Superior, a UFSC (Universidade Federal de Santa Catarina) decidiu prorrogar as inscrições para o vestibular 2018, o anúncio foi feito no dia 03 de outubro. Agora, os interessados em participar do processo seletivo podem se inscrever até o dia 09 desse mês.

Para se inscrever para o vestibular da UFSC é necessário pagar uma taxa de inscrição de R$ 125,00. Ao total, a instituição de ensino está oferecendo 4.551 vagas. É preciso estar atento ao cronograma para não perder os prazos para a realização da prova. Confira abaixo mais informações sobre o vestibular UFSC 2017:

Como se isentar da taxa de inscrição

Para quem deseja aproveitar a prorrogação da data de inscrição para o vestibular da UFSC 2017, mas não tem condições de arcar com o pagamento da taxa de inscrição, uma opção é recorrer à isenção. Para se isentar é preciso estar inscrito no CadÚnico (Cadastro único Para Programas Sociais do Governo Federal) ou apresentar uma renda familiar de 1,5 salário mínimo por pessoa, desde que tenha completado o Ensino Médio na rede pública.

É importante ressaltar que ao solicitar a isenção da taxa de inscrição, o participante tem que comprovar por meio de recibos e documentos pessoais que não tem condições de pagar e que está dentro do padrão exigido para esse caso. Se não houver a comprovação, o candidato será obrigado a pagar a taxa no valor de R$ 125,00.

Vagas

A UFSC está oferecendo 4.551 vagas no seu processo seletivo para o ano de 2018, sendo que 50% é voltado para cotistas oriundos do ensino público e 20% para PdC, ou seja, pessoas portadoras de necessidades especiais. Para concorrer às vagas por cotas, o participante do vestibular deve manifestar essa vontade no ato da inscrição, indicando a categoria que deseja preencher.

As vagas ofertadas são para os campus da UFSC situados em Araranguá, Florianópolis, Joinville, Blumenau e Curitibanos. É importante checar os cursos disponíveis em cada unidade na hora de se inscrever.

Como será o vestibular




Os locais em que a prova será aplicada devem ser divulgados até o dia 22 de novembro. O vestibular UFSC 2017 vai ser realizado entre os dias 10 e 11 de dezembro, acontecendo nas cidades em que as vagas estão disponíveis. O primeiro dia do processo seletivo terá uma prova composta por 40 questões sobre Biologia, Matemática, primeira língua (Língua Portuguesa e Literatura Brasileira), e segunda língua (Espanhol, Inglês, Alemão, Italiano, Francês, Português, Libras, Literatura).

O segundo dia do vestibular contará com 40 questões envolvendo conhecimentos sobre Química, Física, Ciências Humanas e Sociais. O processo será finalizado com uma redação e quatro perguntas discursivas. A cobrança da prova de Ciências Humanas e Sociais é uma novidade trazida pela UFSC, que preferiu fazer a união dos conteúdos das disciplinas de Geografia, História, Sociologia e Filosofia.

Até o momento a Universidade Federal de Santa Catarina ainda não divulgou a data em que o resultado do vestibular 2018 deve ser liberado. Por isso, é importante que os participantes acompanhem as publicações da instituição após a aplicação da prova.

O que mudou

Conforme informado pela UFSC, houve uma mudança em relação às notas de corte de 57 cursos. A alteração tem como finalidade promover a valorização das habilidades dos participantes nas disciplinas que são usadas como base nas graduações selecionadas. Em 44 cursos a nota de corte não será alterada.

Há uma expectativa de que o curso de Medicina seja oferecido na unidade de Araranguá. Porém, a universidade ainda não confirmou oficialmente, pois necessita da aprovação do Ministério da Educação. Após a liberação desse curso, será realizado um vestibular específico, no meio do ano, e que ofertará em torno de 60 vagas.

Simone Leal






Deixe uma resposta