Vestibular UFPel 2018 – Inscrições


  

Interessados podem se inscrever até o dia 25 de fevereiro de 2018.

Está oficialmente em andamento o processo seletivo da Universidade Federal de Pelotas (UFPEL), para ingresso no primeiro semestre de 2018. Trata-se do vestibular 2018/1 cujo principal objetivo é selecionar candidatos para ocuparem vagas remanescentes na instituição de ensino superior. No total, segundo destaca o edital oficial de abertura, são 101 vagas para ingresso em cursos de grau Bacharelado, Tecnológico ou Licenciatura. Confira mais detalhes na continuação desta matéria.

Vagas e Cursos

Como já destacado acima, são oferecidas no total 101 vagas para ingresso em cursos de Bacharelado, Licenciatura e Tecnológico. Confira abaixo os cursos disponíveis por grau:

  • Tecnológico: Alimentos, Geoprocessamento e Hotelaria.
  • Licenciatura: Dança, Física, História, Música, Química e Teatro.
  • Bacharelado: Antropologia, Artes Visuais, Conservação e Restauração de Bens Culturais Móveis, Engenharia Geológica, Engenharia Hídrica, Engenharia Industrial Madeireira, Gestão Ambiental, Letras – Redação e Revisão de Textos, Meteorologia, Museologia, Música Popular e Turismo.

Inscrições

Para os interessados em participar deste processo seletivo, saibam que o período de inscrições já se encontra aberto e seu encerramento deve ocorrer em 25 de fevereiro de 2018, segundo consta no edital oficial de abertura. Além disso, também é importante destacar que o procedimento de inscrição se dará por meio exclusivo da internet.

Portanto, o candidato interessado deverá acessar o site oficial da Coordenação de Desenvolvimento de Concursos, que a responsável pela organização deste concurso, através do link www.ces.ufpel.edu.br/vestibular/vested0003_2018/. Uma vez acessada a página indicada, basta clicar na opção “faça sua inscrição aqui”, destacada em azul. No formulário online que será aberto, preencha todos os dados exigidos de forma correta e depois clique em “enviar dados” quando tiver concluído. É no ato de inscrição que o candidato irá optar por concorrer através de cotas, caso o mesmo se enquadre em alguma das modalidades previstas para este processo seletivo.

A inscrição só será devidamente confirmada após o pagamento da taxa de inscrição no valor de R$ 55,00 para todos os candidatos. O pagamento do boleto deverá ser feito de forma exclusiva através de uma agência do Banco do Brasil.




Poderão solicitar a isenção do pagamento do valor da taxa de inscrição os candidatos inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico) e que for membro de família de baixa renda. Além disso, por meio da Lei 12.799, os candidatos que tiverem concluído o ensino médio em escolha pública, ou na situação de bolsista integral em escola privada, e comprovar renda familiar per capita igual ou inferior a um salário mínimo e meio, também podem solicitar isenção. Um formulário online deve ser preenchido e enviado para a comissão avaliadora, sendo que todos os detalhes estão disponíveis no item 4 do edital oficial de abertura. O prazo máximo para pedir o benefício é o dia 21 de fevereiro.

Processo Seletivo

Em relação ao processo seletivo, o mesmo se dará através da aplicação de prova objetiva de múltipla escolha e prova de redação em Língua Portuguesa. A prova de múltipla escolha contará com 20 questões no total: 10 questões abrangendo conhecimentos em Língua Portuguesa e outras 10 questões a respeito do conhecimento em Matemática.

Segundo consta no edital oficial de abertura, as provas devem ser aplicadas na data provável de 18 de março de 2018.

A divulgação oficial dos locais de provas ainda será realizada na área do candidato através do link www.ces.ufpel.edu.br/vestibular/vested0003_2018. Além disso, gabarito preliminar, gabarito definitivo e o resultado também serão divulgados por meio da página indicada.

Para mais detalhes em relação a este processo seletivo é de extrema importância que o candidato leia atentamente o edital oficial que rege o Vestibular 2018/1 da Universidade Federal de Pelotas. O documento está disponível em formato PSF no site oficial da Coordenação de Desenvolvimento de Concursos da UFPEL, através do link http://www.ces.ufpel.edu.br/vestibular/vested0003_2018/.


Por Bruno Henrique





Postar Comentário