Provar UFPR 2018 – Inscrições


  

UFPR recebe inscrições de interessados em Vagas Remanescentes.

Foi aberto um novo edital do Provar, por iniciativa da UFPR, destinado aos graduados e aos ex-alunos que não terminaram o curso.

As inscrições têm prazo definido até o dia 27 de novembro de 2017. Trata-se de uma seleção dos candidatos aprovados por meio de avaliação do histórico escolar da graduação, conforme os critérios da universidade. Este pode ser considerado um método alternativo de processo de seleção, que visa beneficiar a muitos acadêmicos. Em geral, ele obtém bons resultados dentro da universidade.

É importante explicar o que significa o PROVAR. Este é um procedimento próprio da UFPR que reorganiza a ocupação de vagas dos remanescentes nas graduações. Por meio desse processo a universidade pretende incluir, em suas modalidades estruturais acadêmicas, aos estudantes da UFPR, aos ex-alunos, e também visa atender à comunidade externa, ou seja, aos estudantes que façam parte de outra Instituição de Ensino Superior ou mesmo ofertando novas oportunidades aos acadêmicos que colaram grau. Portanto, trata-se de novas oportunidades de estudo.

Na Universidade Federal do Paraná, UFPR, o novo edital para este Processo de Ocupação de Vagas Remanescentes, Provar, dispõe de 344 vagas destinadas às pessoas que se formaram nos últimos dois anos, como também para os alunos graduados que tem intenção de realizar outra capacitação, além de ser dirigido aos ex-alunos desta universidade que não chegaram a concluir o curso, mas têm intenção de prosseguir na formação.

Para reforçar os dados é importante salientar que o período de inscrições se estenderá até o dia 27 de novembro, e os valores das taxas vão de 80 a 160 reais.




De acordo com informações da própria UFPR, o critério de seleção que avalia os aprovados está fundamentado em uma análise debruçada sobre o histórico escolar de graduação de cada acadêmico. A distribuição das vagas obedece à seguinte ordem: são 208 vagas para o campus Curitiba; mais 49 vagas destinadas a Jandaia do Sul; são 50 vagas para o campus de Matinhos; 23 vagas destinadas ao campus Palotina e as últimas14 vagas reservadas para o campus de Pontal do Paraná.

Os acadêmicos interessados poderão acessar os editais deste novo processo de aproveitamento do curso superior, que estão disponíveis na internet, para ingressar nessa seleção de complementação dos estudos ou no sentido de reintegração dos ex-alunos na universidade. Ou seja, são oportunidades oferecidas a diversos alunos em situações diferentes, para que os mesmos possam ou aprofundar ou retomar o curso da vida acadêmica.

A Universidade Federal do Paraná já tornou público mais dois editais deste Provar no mês de setembro. Entre os dois referidos editais, um está indicando 126 vagas disponíveis, destinadas aos estudantes das outras instituições universitárias, possibilitando aos mesmos a transferência para a UFPR. Portanto, em relação a esse caráter de avaliação, as provas foram ministradas no dia 15 de outubro, sendo que o resultado que qualifica os classificados está agendado para divulgação no cinco de janeiro de 2018.

O outro edital publicado pelo procedimento do Provar abrangeu todos os acadêmicos que já estavam matriculados na Universidade Federal do Paraná, os quais estão interessados em mudança de curso. Assim, neste caso específico, os resultados classificatórios estão previstos para divulgação no dia 27 de novembro de 2017.

A Universidade Federal do Paraná criou este programa para facilitar e aperfeiçoar a vida acadêmica de alunos e ex-alunos, para que os mesmos possam aproveitar outras oportunidades de cursos dentro da mesma universidade. São expedientes que visam atrair mais alunos ou incentivar outros no prosseguimento nos cursos que foram trancados ou abandonados. Vale a pena conferir.


Por Paulo Henrique dos Santos





Postar Comentário