Possíveis temas de Redação do Enem

4
  

Os estudantes devem treinar redação utilizando alguns temas que podem ser pedidos no Enem 2016.

A redação do ENEM tem um grande peso na nota final do candidato, sendo a maior aliada quando se trata de conseguir uma vaga em uma universidade. É de extrema importância que o vestibulando treine fazer redações, principalmente de temas que podem vir a ser o tema da redação do ENEM em 2016. Confira aqui alguns temas que têm grandes chances de aparecer na prova no final do ano:

Racismo e homofobia: presentes desde sempre na sociedade brasileira, o racismo e a homofobia são cada vez mais expostos nas redes sociais e nos meios de convivência. O candidato deve ter conhecimento crítico sobre os dois temas e ser capaz de articular sobre eles, relacionando com os direitos de cada indivíduo no cenário do país.

Trabalho escravo nos dias de hoje: Embora a escravidão tenha sido abolida, ainda há muitas pessoas que trabalham em condições precárias, como escravos. O estudante pode ter em mente o trabalho na China quando o tema é mencionado, no entanto, é de extrema importância ter o conhecimento do cenário de trabalho escravo no Brasil, principalmente realizado por grandes marcas.




Terceira idade: Em países desenvolvidos o número de pessoas idosas aumenta e o número de crianças e consequentemente, jovens diminui. Isso acontece devido aos avanços na área da saúde e dos métodos contraceptivos. O Brasil, que é um país em desenvolvimento, segue essa tendência. É importante saber os problemas que esse tipo de desenvolvimento causa, pois o país precisa de recursos para cuidar da quantidade de idosos, como, por exemplo, a aposentadoria. Outro problema é a falta de pessoas mais jovens que são a mão de obra do país.  

Conceito de família: No ano passado (2015) foi aprovada na Comissão da Câmara a definição de família que diz ser família a união entre um homem e uma mulher. A definição exclui uma parte massiva da população que não segue esse padrão. O estudante precisa analisar o cenário brasileiro e articular sua opinião de acordo com a realidade das diversas famílias existentes, avaliando assim o conceito de família.

Mais Médicos: O Programa Mais Médicos tem sido um grande incentivo para a melhora do estudo e da profissionalização de pessoas que almejam se tornar médicos. Há médicos do exterior realizando trabalhos no Brasil. O vestibulando poderá articular sobre o tema de acordo com sua visão, levando em conta os resultados do Programa.

Por Isabela Palazzo






4 Comentários

Deixe uma resposta