Inscrições abertas para vagas remanescentes do ProUni

6
  

Está aberto o período de inscrições para as bolsas remanescentes do ProUni – Programa Universidade para Todos. Os candidatos podem preencher o requerimento somente pela internet e mesmo os candidatos que já estiverem matriculados em uma instituição de ensino superior podem concorrer, entretanto, o prazo é diferente do que para aqueles que não estão matriculados. Quem está matriculado tem até o dia 1º de dezembro para se inscrever e quem não estiver tem até o dia 7 de setembro.

Segundo a coordenadora de geral de projetos especiais para graduação da Secretaria de Educação Superior: “O programa abre a oportunidade para um estudante que tenha concluído o ensino médio ingressar em um curso superior. Agora, no caso das vagas remanescentes, por exemplo, um estudante que queira ainda ingressar em um curso, ele vai ter a oportunidade”. Para concorrer a essas vagas, além de ter realizado o ENEM do ano passado, o candidato deve ter se inscrito nas opções anteriores do processo seletivo do ProUni. Vale ressaltar que o aluno pode usar a nota do ENEM de 2010 até agora.

Além desta possibilidade, podem se inscrever os professores da rede pública, que tenham o magistério. Nestes casos, o candidato não precisa comprovar renda nem ter estudado em escola pública ou mesmo ter participado do ENEM, nos anos anteriores. Contudo em ambos os casos, os interessados tem que cumprir os requisitos básicos estabelecidos pela Lei nº 11.096, de 13 de janeiro de 2005.




Em 2014, o ProUni bateu recordes e mais de 195 mil estudantes foram beneficiados com uma bolsa de estudos em uma instituição de nível superior de todo o país. É o maior número desde sua criação em 2004. Em 2013 o número foi um pouco menor e pouco mais de 177 mil estudantes ingressaram no ensino superior. Para concorrer a uma das bolsas remanescentes o estudante deve comprovar renda bruta mensal de até um salário mínimo e meio por pessoa. 

Por Robson Quirino de Moraes






6 Comentários

Deixe uma resposta