ENEM 2017 – Datas das Provas, Resultados


  

Confira o calendário da realização do Enem neste ano de 2017.

O Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) teve seu prazo de inscrição no mês de maio de 2017. Se você tem interesse em fazer essa avaliação, confira aqui algumas orientações importantes.

Neste ano, haverá duas datas de aplicação das provas. Contudo, a novidade é que serão em dois domingos seguidos, e não mais em apenas um final de semana como acontecia em anos anteriores. Essa alteração foi resultado da consulta pública que o Ministério da Educação (MEC) realizou e os alunos e a população em geral responderam no site do ministério.

Confira o calendário a seguir e anote as principais datas do ENEM 2017. O exame ocorrerá nos domingos dia 5 e 12 do mês de novembro.

A partir da segunda quinzena do mês de outubro, um pouco antes das provas, é necessário que você acesse o site do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) – enem.inep.gov.br/#/antes?_k=on2no8, órgão responsável pela organização das avaliações, a fim de imprimir o cartão de confirmação de sua inscrição.

Nesse documento também constará a data, o horário e o local em que você vai fazer a prova. Lembre-se de imprimir o comprovante, pois o MEC não envia mais essa confirmação de inscrição para sua residência ou escola em que estuda.

Quando você receber qual o local de prova, faça um trajeto para conhecer melhor a localidade e estimar o tempo de percurso e qual o melhor acesso e transporte a ser utilizado.

Provas

No dia 5 de novembro, os candidatos farão provas sobre Redação, Linguagens e Códigos e suas Tecnologias e Ciências Humanas e suas Tecnologias. O tempo para responder aos quesitos será de 5h30. Nesse tempo o aluno deve passar a redação a limpo, do rascunho para a folha de resposta e marcar o gabarito corretamente.

Já no domingo seguinte, dia 12 de novembro, os estudantes farão prova sobre serão Matemática e suas Tecnologias e Ciências da Natureza e suas Tecnologias e terão 4h30 disponível para responder às questões das provas e marcar o gabarito.

Durante a semana entre uma prova e outra, a dica é fazer revisão dos assuntos e evitar atividades que provoquem cansaço físico ou emocional. Lembre-se que você precisa ter disposição para ter atenção durante a prova e para marcar o gabarito sem erros.




No dia 16 de novembro (quinta-feira), será divulgado o gabarito oficial e também haverá publicação dos cadernos de questões.

Na data provável de 19 de janeiro de 2018 (sexta-feira) o MEC fará a divulgação do resultado final.

No mês de março o ministério publicará o desempenho dos treineiros e também os espelhos da redação.

Caso você tenha necessidade de algum atendimento especial, entre em contato com INEP e envie um laudo médico que ateste a sua dificuldade. Veja quais são as necessidades especiais e específicas: autismo, gestante, deficiência física, lactante, dislexia, visão monocular, deficiência intelectual, déficit de atenção, entre outras.

Este ano, o MEC oferece provas em libras para quem tiver deficiência auditiva e surdez. Esse recurso de acessibilidade é implantado ainda em caráter experimental. Caso dê certo, poderá ter continuidade nas próximas edições.

Se você não se lembra de sua senha de acesso, deve informar seu CPF e data de nascimento para que uma nova senha seja gerada para você.

No dia da Prova

Lembre-se de levar o seu comprovante de inscrição no dia da prova e também um documento com foto. Saiba que não serão aceitas cópias, mesmo que autenticadas. Confira quais documentos serão válidos: RG, passaporte, carteira de trabalho e previdência social (CTPS), carteira nacional de habilitação (CNH), certificado de reservista, entre outros.

Também é importante levar caneta de tinta preta e fabricada em material transparente.

Acesse o site enem.inep.gov.br/#/antes?_k=on2no8 para conferir mais informações.


Por Melisse V.





Postar Comentário