Encceja 2017 – Data e Novo Horário das Provas


  

Inscritos devem ficar atentos às mudanças no horário das provas do Encceja 2017.

O Inep, que é o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, na noite da última sexta-feira realizou a divulgação dos novos horários em que será realizada a aplicação das provas do Encceja, que é o Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos.

Os horários já estavam confirmados, porém, devido à entrada do Horário de Verão em determinados estados, o Inep, considerando as diferenças de horário que podem chegar até 3 horas, como é o caso do Acre, determinou o novo horário.

Nesse sentido, os portões dos locais de realização de provas do Exame e também o início do Encceja, será adiantado em uma hora em cada turno de provas.

O novo horário considera o horário oficial de Brasília.

Como fica o horário para o turno da manhã?

Se você realizará o exame na parte da manhã, fique atento as novas informações:

– Os portões serão abertos às 8 da manhã e fechados às 8:45hs.

– As provas terão início às 9 horas da manhã e serão encerradas às 13h00.

Como fica o horário para o turno da tarde?

Quem for realizar o exame na parte da tarde deve estar atento as seguintes informações:

– Os portões serão abertos às 14h30min e serão fechados às 15h15min.

– As provas terão início às 15h30min, sendo encerradas às 20h30min.

– O que é o Encceja?




Encceja, que significa Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos, é um exame que visa possibilitar à jovens e adultos que não tiveram a oportunidade de estudar, a conquistar um diploma de ensino fundamental ou médio.

– Que dia será realizado o exame?

A prova está prevista para ser realizada no dia 22 do mês de outubro.

– Qual a finalidade do Exame?

O exame foi criado para possibilitar a certificação de ensino de nível fundamental. A partir do exame deste ano, também servirá para dar certificação de ensino médio, pois até o ano passado a certificação de ensino médio era obtida por meio da realização da prova do Enem.

– Como serão as provas?

Quem se inscreveu para o exame de ensino fundamental, este será formado por 30 questões sobre história, ciências naturais e geografia, sendo realizado no período da manhã. Já as outras 30 questões serão realizadas no período da tarde, sendo elas sobre de Língua Portuguesa, Artes, Língua Estrangeira Moderna, Matemática e Educação Física.

O Encceja do ensino médio terá 30 perguntas de Ciências da Natureza e suas Tecnologias e Ciências Humanas e suas Tecnologias, a ser realizada no período da manhã. Já as outras 30 questões sobre Matemática e suas Tecnologias e Linguagens e Códigos e suas Tecnologias, serão realizadas no período da tarde.

Todos os inscritos terão que realizar redação, na parte da tarde, independente do nível. O texto tem valor de 0 até 10 pontos, sendo que para ser aprovado é necessário obter a nota mínima de 5 pontos.

No que refere as provas objetivas, cada matéria tem o valor total de 200 pontos, sendo que o candidato precisa para ser aprovado o mínimo de 100 pontos.

Aquele estudante que se sair bem em alguns conteúdos e outros não, poderá solicitar um documento de declaração de proficiência, que possibilitará a ele realizar novos exames no ano de 2018 sobre os conteúdos em que não obteve a média necessária.

Quem realizar o exame e conseguir a pontuação necessária para obtenção do certificado, deve solicitá-lo em qualquer Secretaria da Educação do país ou instituições que sejam conveniadas ao Inep.


Sirlene Montes





Postar Comentário